Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teixeira dos Santos: China vai "reforçar" apoio financeiro a Portugal

 :: Geral

Ir para baixo

Teixeira dos Santos: China vai "reforçar" apoio financeiro a Portugal  Empty Teixeira dos Santos: China vai "reforçar" apoio financeiro a Portugal

Mensagem por Nemmelodigas Ter Dez 14, 2010 6:32 am

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou que a China vai "reforçar" o apoio financeiro a Portugal, salientando que Pequim "acredita no esforço português para consolidar as contas públicas e recuperar o crescimento económico".
"Demos um grande salto em frente no reforço das nossas relações a todos os níveis, comerciais e de investimento, e também no domínio do financiamento", disse Teixeira dos Santos ao ser questionado pela agência Lusa em Pequim sobre a disposição da China para adquirir parte da dívida portuguesa.

O ministro português concluiu hoje uma visita de dois dias a Pequim, acompanhado pelo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, e o presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público, Alberto Soares.

Sem pormenorizar o montante dos títulos do tesouro português já comprados e a comprar por instituições chinesas, Teixeira dos Santos disse que "a China apoia a vai continuar a apoiar a Portugal".

"Saio daqui satisfeito (...) A China mostrou-nos claramente que acredita em Portugal", afirmou Teixeira dos Santos.

"A China acredita no nosso esforço de consolidação das finanças públicas, acredita na nossa capacidade de recuperar o crescimento económico e acredita na solidez do nosso sistema financeiro", acrescentou.

Em declarações à agência Lusa antes de embarcar rumo a Lisboa, Teixeira dos Santos realçou também que o "esforço português" para reduzir o défice e fomentar o crescimento "dão garantias aos que querem investir em Portugal de que o país vai ser capaz de honrar os seus compromissos".

"A China acredita nisso e eu creio que os outros países e outros intervenientes nos mercados financeiros pensarão o mesmo", destacou.

Além do ministro chinês das Finanças, Xie Xuren, a delegação portuguesa encontrou-se com o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan, e com responsáveis da Administração Estatal chinesa das Reservas Externas.

Teixeira dos Santos chegou a Pequim domingo à tarde e regressará a Lisboa hoje ao princípio da noite (hora local).



També, já estava na altura dos chineses fazerem alguma coisa por nós
Nemmelodigas
Nemmelodigas
Forum Professional
Forum Professional

Mensagens : 406
Data de inscrição : 06/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Geral

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos