Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal ganha poder de compra mas continua na cauda da Europa

 :: Geral

Ir para baixo

Portugal ganha poder de compra mas continua na cauda da Europa  Empty Portugal ganha poder de compra mas continua na cauda da Europa

Mensagem por Nemmelodigas Qua Dez 15, 2010 4:55 am

Portugal é o 10º país mais pobre da União Europeia. Luxemburgo é o mais rico, revela o Eurostat.

Equiparar as condições de vida em toda a União Europeia continua a ser um sonho. O poder de compra dos habitantes dos países membros oscila entre 44% e 271% em relação à média europeia (100%), segundo um estudo do Eurostat que exprime o produto interno bruto (PIB) per capita de cada país em termos de poder de compra.

O poder de compra é calculado pelo Eurostat de forma simples: O instituto de estatísticas da União Europeia pega nos níveis de riqueza brutos e aplica-lhes um deflator que permita eliminar o efeito dos vários preços serem diferentes na União Europeia. O resultado é um indicador capaz de aferir o poder aquisitivo dos agentes económicos de um dado país.

Em termos de evolução, a posição de Portugal no 'ranking' europeu subiu uma posição, - de 9ª para 10ª - atingindo o valor mais alto desde 2004, o que quer dizer que os trabalhadores portugueses encerram o ano com ganhos.

Ainda assim, a capacidade dos residentes em solo nacional de adquirir bens e serviços representa apenas 80% da média da União Europeia. Um resultado que deixa Portugal na cauda da Europa, lado a lado com Chipre, Grécia, Eslovénia e República Checa.

O fosso entre os países mais ricos e os mais pobres do bloco é visivel. O Luxemburgo é de longe o país mais rico da UE, com quase o triplo de rendimentos per capita em relação à média, seguido pela Holanda, Irlanda e Áustria.

Os mais pobres são a Bulgária, Roménia, Letónia, Lituânia e Polónia, que encerra a lista com um PIB per capita 44% abaixo da média.
Nemmelodigas
Nemmelodigas
Forum Professional
Forum Professional

Mensagens : 406
Data de inscrição : 06/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Geral

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos